Carreiras Verdes
Duas especialidades para trabalhar com carreiras verdes
Existem inúmeras oportunidades de trabalho para contribuir com o desenvolvimento sustentável e regenerativo. Hoje eu apresento duas áreas de atuação que possibilitam a construção de uma carreira verde. Uma delas é para quem quer trabalhar com tecnologia e a outra é para pensa em trabalhar com o oceano e seus ecossistemas.
TI Verde
O que é?
“Aquela que se utiliza de estudos para projetar, fabricar, utilizar e descartar produtos e subprodutos computacionais, pressupondo efetividade para garantir níveis mínimos de impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, está atenta ao desperdício, à economia da eficiência energética e ao custo total de propriedade, englobando o custo de descarte e reciclagem. Compreende, ainda, instrumentos para controlar, orientar e comunicar as práticas usadas" (Sales e colaboradores, 2016).
O que o profissional faz na prática?
- realizar estudos de impacto do uso de energia e projetar estratégias para reduzir o consumo,
- realizar estudos de materiais de fabricação (envolve avaliar impactos da extração de matérias primas até o descarte correto dos materiais, ou seja, estudos e projetos sobre ciclo de vida),
- desenvolvimento de software de gerenciamento de energia,
- aumentar a vida útil de produtos,
- adoção de políticas organizacionais para descarte correto e para uso de energia.
Oceanografia
O que é?
É uma área de conhecimento que estuda ambientes aquáticos e como eles interagem com continentes e a atmosfera. Envolve a compreensão e análise de processos e interações de aspectos geológicos, físicos, químicos e biológicos de ecossistemas marinhos e costeiros.
Na prática, o que o oceanógrafo pode fazer?
- pesquisa oceanográfica,
- gerenciamento de reservas e parques marinhos,
- projetos de conservação da biodiversidade marinha,
- avaliação e manejo de recursos vivos e consultorias ambientais incluindo a elaboração de estudos de impacto ambiental.
Áreas de atuação
- Conservação e biodiversidade.
- Educação ambiental.
- Gerenciamento costeiro e sustentabilidade.
- Mudanças climáticas.
- Petróleo e oceanografia.
- Poluição marinha e ecotoxicológica.
Oceanografia Socioambiental
Além das áreas apresentadas no tópico anterior, alguns cientistas utilizam o termo oceanografia socioambiental e a definem como aquela que busca compreender a interação dos ecossistemas marinhos e humanos, ou seja, como é a relação de questões socioculturais/socioambientais das comunidades que residem em ecossistemas costeiros. Também atua na mediação de conflitos socioambientais, considerando a luta desses povos (Costa-Fredo & Ferreira, 2019).
Referências:
Referência: Costa-Fredo, G. & Ferreira, W. (2019). Onde a educação ambiental e a oceanografia se (des)encontram? Revista de Educação Ambiental, 24(2).
https://oceanografia.ufes.br/perfil-do-profissional
DOI para conceito de TI Verde: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20161887