• Carreiras Verdes

Duas especialidades para trabalhar com carreiras verdes

Existem inúmeras oportunidades de trabalho para contribuir com o desenvolvimento sustentável e regenerativo. Hoje eu apresento duas áreas de atuação que possibilitam a construção de uma carreira verde. Uma delas é para quem quer trabalhar com tecnologia e a outra é para pensa em trabalhar com o oceano e seus ecossistemas.


TI Verde

O que é?

“Aquela que se utiliza de estudos para projetar, fabricar, utilizar e descartar produtos e subprodutos computacionais, pressupondo efetividade para garantir níveis mínimos de impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, está atenta ao desperdício, à economia da eficiência energética e ao custo total de propriedade, englobando o custo de descarte e reciclagem. Compreende, ainda, instrumentos para controlar, orientar e comunicar as práticas usadas" (Sales e colaboradores, 2016).


O que o profissional faz na prática?

- realizar estudos de impacto do uso de energia e projetar estratégias para reduzir o consumo,

- realizar estudos de materiais de fabricação (envolve avaliar impactos da extração de matérias primas até o descarte correto dos materiais, ou seja, estudos e projetos sobre ciclo de vida),

- desenvolvimento de software de gerenciamento de energia,

- aumentar a vida útil de produtos,

- adoção de políticas organizacionais para descarte correto e para uso de energia.


Oceanografia

O que é?

É uma área de conhecimento que estuda ambientes aquáticos e como eles interagem com continentes e a atmosfera. Envolve a compreensão e análise de processos e interações de aspectos geológicos, físicos, químicos e biológicos de ecossistemas marinhos e costeiros.

Na prática, o que o oceanógrafo pode fazer?

- pesquisa oceanográfica,

- gerenciamento de reservas e parques marinhos,

- projetos de conservação da biodiversidade marinha,

- avaliação e manejo de recursos vivos e consultorias ambientais incluindo a elaboração de estudos de impacto ambiental.


Áreas de atuação

- Conservação e biodiversidade.

- Educação ambiental.

- Gerenciamento costeiro e sustentabilidade.

- Mudanças climáticas.

- Petróleo e oceanografia.

- Poluição marinha e ecotoxicológica.


Oceanografia Socioambiental

Além das áreas apresentadas no tópico anterior, alguns cientistas utilizam o termo oceanografia socioambiental e a definem como aquela que busca compreender a interação dos ecossistemas marinhos e humanos, ou seja, como é a relação de questões socioculturais/socioambientais das comunidades que residem em ecossistemas costeiros. Também atua na mediação de conflitos socioambientais, considerando a luta desses povos (Costa-Fredo & Ferreira, 2019).


Referências:

Referência: Costa-Fredo, G. & Ferreira, W. (2019). Onde a educação ambiental e a oceanografia se (des)encontram? Revista de Educação Ambiental, 24(2).

https://oceanografia.ufes.br/perfil-do-profissional

DOI para conceito de TI Verde: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20161887

9 visualizações0 comentário