• Carreiras Verdes

Novos tempos: reatualizando as crenças de sucesso

Atualizado: 29 de mai. de 2020

Em algum momento da vida a gente começa a entender que o mundo espera que tenhamos uma carreira de sucesso. As mídias, nossa família e os amigos nos oferecem vários exemplos de sucesso. Vamos construindo nossos desejos de vida associados aos parâmetros de sucesso que nos foram dados e, quem sabe um dia, paramos e pensamos: o que eu realmente quero?


O que é uma carreira de sucesso para você? Imagine como seria essa carreira: que tipo de trabalho, em que ambiente ele acontece, que ganhos você teria através dele, quais os resultados que esse trabalho geraria, quantas pessoas seriam impactadas por esse trabalho. Imagine tudo o que for possível! Você está num escritório ou não? Você está na sua mesa, uma porção de canetas, uma xícara para o café, talvez uma maço de folhas, um computador. Quanto você ganha? Qual o valor do teu trabalho? Tem pessoas trabalhando com você? Imagine tudo o que for possível! O que você está sentindo ao imaginar essa possibilidade de sucesso? Todos nós temos uma noção singular sobre o que é um carreira e um trabalho de sucesso. Mas a maioria das pessoas que atendi em planejamento de carreira pensam que uma carreira de sucesso seria aquele que: pudesse dar flexibilidade para equilibrar vida pessoal e profissional, remunerasse bem, que fosse reconhecido por outras pessoas como importante, que ajudasse no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, entre outras características. Nenhuma dessas definições estão erradas, nem aquela que você deu ao o que é sucesso para você. A questão que gostaria de problematizar é que, pouquíssimas vezes, a resposta que está na ponta da língua sobre o que é uma carreira de sucesso está envolvida por uma noção de sustentabilidade, por menor que seja. E você pode estar pensando “Ah, mas a pergunta do que é sucesso envolve respostas muito amplas”, “Ah mas meu trabalho é importante para sociedade, assim como todos são”. A verdade é que que, para termos um desenvolvimento sustentável verdadeiro devemos refletir sobre o que entendemos sobre “carreira de sucesso”. Sair de um lugar de pensar no eu para pensar em nós.


Será que o sucesso de uma carreira está só em trabalhar em grandes empresas? Que produtos ou serviços essas empresas vendem? Que impactos são gerados na cadeia de produção desses produtos? Se um produto gera sucesso para alguns e miséria para outros, continua associado a ter sucesso? Sim, é verdade que uma carreira de sucesso pode estar em trabalhar para minimizar impactos negativos de grandes empresas. É necessário termos pessoas quem pensem em mitigar esses impactos em empresas que poluem. Mas gostaria que você ampliasse o olhar de sucesso sobre a carreira. Quantas outras atividades e oportunidades de trabalho você desconsiderou ao responder o que é sucesso para você? Quantas pessoas você não incluiu na tua percepção de sucesso? Quantas vezes você leu na internet sobre o sucesso de negócios locais e seus trabalhadores engajados em modificar seu entorno e promovendo relações em que todas as partes ganham? Você pode considerar sucesso o dia no qual você se tornar um CEO numa multinacional ou um líder de um projeto social em uma comunidade e, porque não, o dia no qual sua propriedade rural receber a certificação de produção orgânica. O sucesso é democrático nesse sentido, embora a própria área de sustentabilidade ainda dê mais visibilidade às lideranças e CEOs de grandes organizações.


Estamos conectados e nosso trabalho tem o poder de impulsionar progresso de outras pessoas e a proteção de nossos bens comuns como a terra, a água, o ar, os mares. Na verdade, nosso sucesso também é sustentado por bens comuns e outras pessoas. Então, talvez possamos reatualizar a noção de sucesso na carreira e entender ele como sentir satisfação ao trabalhar, ter um trabalho decente, gerar produtos e serviços que respeitem o meio ambiente na sua cadeia produtiva e gerar crescimento econômico e social. Trabalhar em um ambiente no qual haja diversidade, equidade, transparência e ética. Precisamos, socialmente, ampliar a noção de sucesso para que haja a valorização de atividades de trabalho e de tipos de carreira que possam levar ao progresso da humanidade de forma mais justa para o planeta. Seu sucesso existirá às custas de que e de quem?

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo