• Carreiras Verdes

Como identificar soft skills?

Atualizado: 10 de out.




Soft skills são muito importantes para o desenvolvimento humano, dentro do contexto de trabalho. Mas, a maioria das pessoas, possuem dificuldade para compreender quais soft skills elas têm. Isso acontece por alguns motivos, mas principalmente por causa da baixa auto reflexão e do número reduzido de feedbacks.


O que são soft skills?


As soft skills são um conjunto de habilidades socioafetivas. Mas não são sinônimos das habilidades sociais. Habilidades sociais são respostas comportamentais a demandas de relações interpessoais. Quando somamos às habilidades sociais outras habilidades como gerenciar o tempo, analisar, aprender e inovar temos as soft skills. Portanto, as habilidades sociais fazem parte do conjunto de soft skills, mas em uma situação que requer mais do que interação interpessoal, elas são insuficientes para que o indivíduo seja eficiente no contexto do trabalho.


Como identificar suas soft skills?


O primeiro passo é relembrar feedbacks que você já recebeu dentro e fora do contexto de trabalho. As pessoas que convivem com você dizem que você possui quais características? Muitas vezes as pessoas falam sobre as suas soft skills de maneira menos direta, um elogio como “você sempre ajuda as pessoas” diz que você tem capacidade de ser empático e agir para colaborar com o outro. Então, nesse exemplo, existe uma habilidade social que é empatia e uma soft skill que é a colaboração, afinal você precisa agir para apoiar outra pessoa a resolver um problema.


O segundo passo é prestar atenção na natureza do seu trabalho e nas atividades de trabalho que você executa. O que quero dizer com a natureza do seu trabalho é pensar em quais habilidades são essenciais para ser um profissional da sua área. Na psicologia, por exemplo, uma habilidade fundamental é saber escutar os outros. Utilizo essa habilidade para ser assertiva na comunicação com meus clientes, ou seja, uso a soft skill assertividade no meu contexto de trabalho. Uma soft skills fundamental para um vendedor, por exemplo, é a negociação.

Portanto, reflita sobre soft skills que são essenciais na sua área e avalie o grau de competência que possui em relação a elas. Se for preciso, solicite feedback de outras pessoas para compreender isso.


Além disso, sugiro que você liste o que faz durante um dia de trabalho. O que você precisa fazer para ter sucesso nas atividades que executa? Se você é gestor, provavelmente necessita tomar decisões sobre projetos e pessoas. Tomada de decisão é uma soft skill que opera em conjunto com outras como pensamento crítico e assertividade. Se o seu trabalho exige testar soluções, possivelmente você tenha desenvolvido a soft skill de gerenciamento emocional, afinal de contas você precisa ter tolerância à frustração e resiliência para não desistir até encontrar a melhor solução.


Portanto, para reconhecer suas soft skills você precisa pensar sobre quem é e o que faz. Além de contar com a avaliação de outras pessoas sobre você, seja para validar as soft skills que você considera ter ou para lhe ajudar a descobrir quais tem.


Referências:

https://doi.org/10.1590/2175-35392019016464

http://hdl.handle.net/10400.26/31936

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v16n2/v16n2a07.pdf




47 visualizações0 comentário